Início Projetos Controle de temperatura ferro de solda
mega-BUSCA Brasil
Controle de temperatura ferro de solda
Avaliação do Usuário: / 122
PiorMelhor 
Qua, 31 de Março de 2010 15:48
Índice do Artigo
Controle de temperatura ferro de solda
Componentes
Como funciona o circuito
Indicador luminoso
Todas as Páginas
Controle de temperatura para ferro de soldaMonte facilmente um redutor de temperatura para o ferro de solda.

Economize energia elétrica e prolongue a vida útil da resistência e da ponteira do ferro de solda.
Com este circuito você poderá reduzir a temperatura de ferros de solda de até 150 Watts de potência em 50% e realizar trabalhos delicados em placas de circuito impresso e montagens de circuitos eletrônicos.


Geralmente utilizamos na bancada um ferro de solda com potência de 40 a 60 Watts.

Grande parte do tempo o ferro de solda é mantido quente pronto para uma eventual solda, deste modo estamos desperdiçando energia elétrica e reduzindo a vida útil do equipamento.

O circuito proposto é simples, com apenas um toque na chave conseguimos reduzir a temperatura do ferro de solda pela metade, deste modo podemos economizar energia elétrica, aumentar a vida útil do equipamento e ainda realizar trabalhos delicados em circuitos eletrônicos sensíveis a alta temperatura.

Lista de materiais
Lista de materiais:

1 tomada
1 Plug de tomada
1 Chave L/D (paralela)
1 metro cabo força
1 Diodo 1N5406 ou 1N5408
1 Base madeira
Parafusos



Opcional:
1 Diodo 1N4007
1 Resistor 47K 3W (metal film)
1 LED 3mm verde


O esquema:
esquema-redutor-temperatura

O circuito composto pelo diodo 1N4007, o LED verde e o resistor de 47K/3W é opcional.
O led indicador acende quando o redutor de temperatura estiver acionado.

Análise dos materiais

O material necessário para a montagem do redutor de temperatura é facilmente encontrado em lojas de material elétrico e eletrônico. Caso não encontrar, procure o resistor e os diodos em monitores ou fontes de PC abandonadas, o led verde poderá ser encontrado em monitores ou hub sucateados.
Dê preferência para materiais de boa qualidade, no caso de componentes reciclados, teste-os antes de utiliza-los.

tomadatomada-verso
Dê preferência para tomada maiores (mais altas) caso pretenda montar o circuito indicador, quando o redutor de temperatura tiver acionado.

chave-frentechave-verso
A chave comutadora deverá ser do tipo (paralela) com 3 pinos, isto é, tanto liga numa posição como na outra posição. Esta chave tem a função de ativar e desativar o redutor de temperatura do ferro de solda.

ImportanteO ferro de solda sempre estará energizado quando conectado a rede elétrica.


cabo-tomadabase-madeira
Para maior segurança utilize um cabo de capa dupla (cabo PP 2x1,5mm), poderá utilizar um cabo reaproveitado de aparelhos reciclados. A base de madeira no tamanho de 10x10 cm., é suficiente para a montagem.
Após montado, o redutor de temperatura para o ferro de solda, poderá ser instalado diretamente na bancada de trabalho, para isso instale-o no local onde o ferro de solda permanece conectado a rede elétrica.

Opcional
led-verdediodo-1n4007resistor-47k-3w-metal-film
Caso queira montar um indicador luminoso, para visualizar quando o redutor de temperatura está acionado.
Os componentes necessários são: 1 LED 3mm verde, 1 diodo 1n4007 e 1 resistor de 47K 3W (amarelo, violeta, laranja) de metal film.
O circuito proposto é simples, trata-se de um led verde conectado ao redutor que acenderá quando o redutor estará ativo.

A montagem do redutor de temperatura.

Instalação diodo 1N5408 na chave
Inicie a montagem do projeto, instalando o diodo 1N5408 diretamente nos terminais da chave, para isso solte os parafusos dos terminais e intruduza o diodo nos orifícios dos terminais da chave, aperte até fixar. Não é necessário se preocupar com o lado da chave.

instalacao-cabo
O próximo passo é ligar o cabo de força na chave e na tomada. O cabo de força possui um fio marrom e um fio azul, ligamos o fio marrom no terminar central da chave e o fio azul em um dos terminais da tomada. Para isso solte o parafuso do terminal da tomada e introduza o fio com a ponta desencapada no orifício da tomada, aperte o parafuso até fixar.

instalacao-cabo-final
A seguir, providencie um pedaço de fio com a mesma expessura que o cabo de força (1,5 mm). Ligue o fio ( nosso fio laranja) junto com o terminal katodo (K) do diodo 1N5408 (observe a faixa impressa no corpo do diodo), a outra ponta conecte ao terminal da tomada.

Pronto. O redutor de temperatura do ferro de solda já está montado e pronto para funcionar. Confira novamente as ligações antes de ligar.

controle-temp-ferro-solda-montado
Caso o leitor opte por não instalar o indicador luminoso no projeto, já podemos fixar a chave e a tomada na base de madeira e começar a sua utilização.


Como funciona o circuito

ImportanteEste projeto é desenvolvido para a redução de temperatura de ferros de solda com potência máxima de 150w para redes de 110 ou 220V. Não ligue outros equipamentos, motores, etc... com a finalidade de reduzir seu consumo, o seu funcionamento ficará comprometido e poderá danifica-los.

Redutor desativado.
esquema-redutor-temperatura-desativado
Quando a chave está na posição 2, a corrente elétrica alternada (AC) proveniente da rede elétrica será aplicada diretamente na tomada do circuito, não sofrendo nenhum controle, assim, o ferro de solda atinge a temperatura máxima.

Redutor ativado.
esquema-redutor-temperatura-ativo
Quando a chave está na posição 1, a corrente elétrica AC, proveniente da rede elétrica passará pelo diodo 1N5408, nesta configuração o diodo bloqueia os semiciclos negativos da corrente alternada, passando apenas os semiciclos positivos, que serão aplicados a tomada de saída.
Deste modo o ferro de solda recebe metade da energia necessária para atingir a temperatura máxima, ficando a meia temperatura.
No momento que precisar mais potência, basta acionar a chave e em poucos segundos o ferro atinge a sua temperatura máxima.

Exemplo: Se o ferro for de 60W, com o redutor acionado teremos metade da temperatura, ou seja 30W, temperatura necessária para realizar trabalhos mais delicados em circuitos eletrônicos.
ponta-soldador
Ao manter o ferro de solda a meia temperatura, prolongamos a vida útil da resistência interna, a ponta não se deteriorará devido ao calor constante quando o soldador não está sendo utilizado.


OPCIONAL:

Instalando um indicador de redutor de temperatura ativado.

O circuito é simples, é composto apenas por um LED, um diodo 1N4007 e um resistor de metal film de 47K 3W.

led-fio
Solde nos  terminais do led verde dois pedaços de fio fino de aprox. 10cm. O LED é um componente polarizado, isto é, o lado negativo (fio preto) é o terminal mais curto, ou observe um chanfro no corpo do led (lado achatado).

furo-tomada
Faça um furinho, utilizando uma broca de 3 mm num canto da tomada.

montagem-resistor-indicador
Fixe um dos terminais do resistor de 47K juntamente com o fio azul na tomada de saída. O outro terminal do resistor solde diretamente no fio preto do LED, no terminal katodo (K). Fixe o resistor de 47K que fique afastado das partes plásticas da tomada, o resistor trabalha levemente aquecido, você poderá utilizar uma gota de cola de borracha de silicone para fixar o resistor.

chave-diodo-1n4007
O próximo passo é fixar o terminal Anodo (A) do diodo 1N4007 juntamente com o terminal Anodo (A) do diodo 1N5408, observe as faixas dos diodos na figura.
Em seguida solde no terminal katodo (K) do diodo 1N4007 no fio vermelho e ao terminal Anodo (A) do LED. Você poderá utilizar uma gota de cola borracha de silicone para fixar corretamente o diodo dentro da chave.

indicador-montado
Antes de ligar confira todas as ligações de acordo a figura. Clique na figura para aumentar.

final-redutor-desativado
Redutor de temperatura desativado.

Fixe a chave e a tomada na base de madeira, acondicione os fios nas ranhuras da chave e da tomada e aperte totalmente os parafusos. Você poderá instalar o conjunto diretamente na bancada de trabalho.
final-redutor-ativo
Redutor de temperatura ativado.

Como funciona o indicador luminoso.
esquema-redutor-temperatura-ativo
Quando a chave está na posição 1 (redutor ativo) a corrente elétrica AC, é aplicada ao diodo 1N5408 e também será aplicada ao diodo 1N4007, nesta configuração somente os semiciclos positivos passam pelo diodo e chegam ao led verde, o led polarizado diretamente (correto) acenderá. A corrente que percore o LED é limitada pelo resistor de 47K 3W.

Quando a chave está na posição 2 (redutor desativado), o diodo 1N5408 passa a conduzir apenas os semiciclos negativos da corrente AC, este semiciclos negativos chegam até o diodo 1N4007 que são bloqueados, pois o diodo nesta configuração deixa somente passar os semiciclos positivos da corrente elétrica AC. Neste momento nenhuma corrente percore o led e ele se mantém apagado.

ImportanteConfira todas as ligações dos componentes antes de ligar o circuito a rede elétrica.
Você poderá utilizar este redutor de temperatura para ferro de solda em redes de 110 ou 220V sem nenhuma alteração no circuito. Bom trabalho.

Última atualização em Sex, 25 de Fevereiro de 2011 11:12
 

Comentários  

 
+3 # valdo 2010-07-16 00:56
Olá muito bom esse circuito , minha dúvida é ele reduz somente a caloria do ferro ou cai a energia por exemplo . De 110 para 55 ac .nesse sistema é possivel reduzir a eletricidade como um transformador ou dimmer ???
Gostaria dessa resposta obrigado sem mais.
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
+1 # Marcos 2010-07-17 12:19
Como foi mencionado no texto, a corrente elétrica AC é composta de semi-cíclos positivos e semi-cíclos negativos. O que realmente acontece é que o diodo acionado pela chave deixa passar somente os semi-cíclos positivos para o ferro de solda, e bloqueia os negativos. A rede elétrica muda de polaridade 50 ou 60 vezes por segundo (dependendo da região) (50 ou 60Hz), então neste caso será aplicado somente a metade do ciclo, com isso reduz a temperatura pela metade do ferro. A tensão aplicada continua sendo a mesma 110v ou 220v. Se você tentar medir com um multiteste verá que a tensão diminui quando você aciona a chave do redutor, mas na verdade, é que o medidor não tem a velocidade suficiente para mostrar a tensão que realmente está medindo. Este circuito não dever ser usado para diminuir a tensão como um transformador.
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
+2 # Tales 2010-08-11 10:47
Legal!!
Estava pensando em um dimmer, mas isto é mais prático p/ ferro de solda.
Por falar em dimmer estou montando um esquema p/ minha maquina de solda (eletrodo revestido), com o dimmer também terei queda de tensão?
O site é muito esclarecedor!
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
+2 # Marcos 2010-08-12 23:22
Olá Tales, Com um circuito tipo dimmer o ajuste será mais preciso ao controlar a temperatura do ferro de solda, com o nosso projeto você tem apenas duas temperaturas, temperatura máxima e meia temperatura. Bom trabalho.
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
0 # adrianocesardico 2011-04-20 15:19
olá ótimo projeto, mais eu acabei de ver
uma coisa o resistor de de 47k/3W, eu vi que a terceira faixa é vermelha, então esse resistor é de 47k ou 4,7k?
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
+1 # Olair Marcos 2011-04-27 21:43
Caro Adriano, o resistor é de 47K/3W metal film. Devido a cor do corpo do componente a cor das faixas podem sofrer alteração na tonalidade.
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
0 # sergio luis dias 2012-04-22 16:11
Tem como fazer essa mesma ideia para um secador de cabelo de 1700w o intuito é reduzir ao máximo consumo gerado por ele sou estudante de eletrônica também irmão.
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
+1 # Olair Marcos 2012-04-24 11:49
Caro Sergio, Reduzir a potência do secador de cabelos para reduzir o consumo não obterá a economia desejada, pois você vai necessitar mais tempo com o secador ligado para obter o resultado desejado. Caso o secador está sendo muito quente para o trabalho desejado é possível aplicar o circuito na resistência interna do secador. Mas o circuito de ventilação (ventoinha) deverá trabalhar normalmente sem a intervenção do circuito redutor de temperatura para não ocasionar a queima da resistência e até do próprio motor do secador.
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
0 # Guilherme 2012-06-20 11:15
Ola, excelente idéia! Fiquei pensando, ao invés de um interruptor simples, poderíamos usar uma chave com 4 posições e incluir mais diodos, de forma que cada posição reduza a potência em 50%. Assim, seria possível reduzir 50%, 25%, 12,5%, etc. Seria útil para ferros com potência alta, tipo 100W. Cairia para 50W, depois 25W, etc. Faz sentido? Funcionaria?
Sou novato. Nunca criei circuitos nem nada do tipo... Sou apenas um curioso...
Abraço
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
0 # Olair Marcos 2013-04-26 00:02
Guilherme, Adicionando mais diodos como você sugere não diminuirá a temperatura do ferro de solda como você imagina. O diodo inserido no circuito apenas impede que semi-ciclos da corrente elétrica chegue ao ferro diminuindo a sua temperatura. Adicionando diodos em paralelo ou em série com o já existente não surtirá nenhum efeito, (poderá notar uma pequena queda de tensão quando ligados em série).
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
0 # Loo Silva 2012-07-13 09:26
Excelente circuito! Eu estou fazendo um projeto semelhante. Muito obrigado.

Minha dúvida é: este circuito do Led Indicador serve para voltagens de 220v também ou é só para 110v?

Abraço...
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
0 # Olair Marcos 2013-04-26 00:06
Caro Loo Silva. Sim, serve para as duas tensões (em 110V o brilho do led vai ser um pouco menor).
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
0 # Eduardo castellani 2012-12-07 21:57
Bom tutorial, obrigado, como com o dimmer é mais preciso, como eu faria para adaptar o dimmer ai no circuito?

Obrigado
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
+2 # Olair Marcos 2013-04-26 00:41
Olá Eduardo, Para instalar um circuito dimmer para controlar a temperatura do ferro, teremos que construir um novo projeto. Sua sugestão foi encaminhada para análise e será o projeto poderá ser publicado em breve.
Responder | Responder com citação | Citação